REGULAMENTO
O presente documento regulamenta a 9ª Gincana da Escola de Ensino
Médio Professora Elza H. T. Pacheco.
Esta atividade extra-curricular tem como objetivo a integração
entre os alunos (as turmas do matutino, vespertino e do noturno),
professores e demais funcionários da Unidade Escolar.
A edição do ano letivo de 2015, realizar-se-á em uma única etapa
no dia 11/07 (sábado) no horário das 13:00 as 17:00.
1 -
COMISSÃO ORGANIZADORA:
Compõem a Comissão Organizadora:
Professora
Tânia - Diretora
Professora
Paula - Assistente Pedagógico
Professor
Thiago - Professor de Educação Física
2 -
DISPOSIÇÕES GERAIS:
I -
Somente poderão participar da gincana alunos que tenham vinculo com
a Unidade Escolar (devidamente matriculados e freqüentantes);
II - As inscrições somente serão aceitas mediante entrega da ficha
de inscrição preenchida e assinada pelo líder da equipe e pelo
regente de classe, dentro do prazo aqui estipulado;
III - Nestes dias, serão realizadas chamadas pelos professores;
VI - Não será permitido sair da escola durante a realização da
gincana, os alunos devem trazer lanche ou consumir o lanche que será
vendido pela APP da escola.
3 -
INSCRIÇÕES:
I - As fichas de inscrição deverão ser retidas junto a coordenação
com a Professora Paula a partir do dia 07/07;
II - As fichas de inscrição devem ser preenchidas corretamente e
sem rasuras;
III - As fichas de inscrição devem estar assinadas pelo líder da
equipe e pelo professor regente;
IV - As inscrições dos competidores nas modalidades serão aceitas
entre os dias 07/07 e 09/07, na coordenação com a Professora Paula.
4 -
ORGANIZAÇÃO DAS EQUIPES:
I - Cada turma (sala) deverá organizar-se em uma equipe. As turmas
pequenas poderão unir-se para montar uma equipe (até duas turmas).
As turmas do noturno, que poderão organizar-se em equipe única;
II - Cada equipe deverá organizar o seu próprio grito de guerra
para apresentá-lo nas mais diversas etapas da gincana;
III - Cada equipe deverá ter 1 (um) líder, o qual pode nomear um
substituto a qualquer momento da gincana caso esteja, por algum
motivo, impossibilitado de estar presente nos mais variados momentos
do evento;
IV - São atribuições do líder de equipe ou de quem estiver em
posição de liderança (nomeado pelo líder oficial):
a) Participar das reuniões com a Comissão Organizadora;
b) Comunicar à Comissão Organizadora, o nome de seu substituto,
caso seja necessária qualquer substituição;
c) Responsabilizar-se pela equipe, em todos os momentos da Gincana;
d) Estar em constante contato com a Comissão Organizadora;
e) Estar ciente dos procedimentos referentes a realização das
provas;
f) Estar presente durante a realização das provas;
g) Repassar as informações sobre a gincana e suas provas para sua
respectiva equipe.
V - Todas as equipes deverão ter uma denominação (nome);
VI - Todas as equipes devem estar identificadas com o uniforme da
escola e uma faixa colorida amarrada ao braço;
VII - As cores e nomes das equipes devem constar na ficha de
inscrição e passarão por avaliação da Comissão Organizadora;
VIII - Nos materiais de divulgação e identificação de cada equipe
(nome, faixa, cartaz, etc.) não podem conter qualquer tipo de
propaganda política, imagem ou frases com caráter pornográfico,
ofensivo a quaisquer pessoas ou que sugiram bebidas e/ou drogas;
X - Todos os materiais a serem produzidos por cada equipe devem ser
apresentados à Comissão Organizadora, antes da produção dos
mesmos.
5 -
PROVAS:
I - As provas serão elaboradas pela Comissão Organizadora, sendo
todas de fácil compreensão, salvo as em que a dificuldade de
entendimento seja parte da prova;
II - Os participantes, para poderem competir, deverão apresentar-se
devidamente uniformizados (conforme o item VII, da ORGANIZAÇÃO DAS
EQUIPES);
III - O não cumprimento do item anterior, acarretará em punição,
a ser definida pela Comissão Organizadora;
IV - As tarefas devem ser cumpridas rigorosamente no horário e local
estabelecidos;
V - A pontuação, o tempo para o cumprimento das provas e demais
detalhes serão divulgados periodicamente pela Comissão
Organizadora. Atrasos na realização das provas não serão
tolerados.
5.1 -
CIRCUITO DE TEMPO:
A
equipe deverá selecionar dois representantes (1 masculino e 1
feminino). A atividade refere-se a atividades que serão divulgadas
no momento da sua realização. O vencedor será aquele que obtiver o
menor tempo de realização da prova.
A atividade será realizada às
13h10min, no ginásio.
5.2 -
LANÇAMENTO DE OVO:
A
equipe deverá selecionar quatro representantes (2 masculinos e 2
femininos). A dupla correrá de um ponto a outro, lançando o ovo de
um para outro a cada passo, devendo manter o ovo no ar e em movimento
o máximo de tempo possível. A equipe é desclassificada quando o
ovo cair no chão. A equipe vencedora será aquela que chegar
primeiro ao ponto final sem derrubar o ovo.
A atividade será realizada às
13h20min, no ginásio.
5.3 -
CABO DE GUERRA:
A equipe deverá formar um time feminino
e um time masculino, cada um com 3 representantes para
participar da atividade. Os participantes deverão trazer
luvas para evitar machucar as mãos. Será considerado vencedor o
time que conseguir puxar primeiro a marcação da corda para seu lado
do campo.
A atividade será realizada assim que
finalizar a atividade de lançamento de ovo.
5.4 - TÊNIS DE
MESA:
A equipe deverá
selecionar 4 representantes (2 masculinos e 2 femininos).
Será disputada na
categoria individual por gênero. Ganha uma partida o aluno (atleta)
que conquistar primeiro dois sets ganhos. Um set termina quando o
aluno (atleta) atingir primeiro 11 pontos. Para terminar o set tem
que ter dois pontos de diferença. Se não houver dois pontos de
diferença, vai a dois, até atingir dois pontos de diferença. Cada
aluno (atleta) tem dois saques, não importa se fez ou não fez
pontos. Terminando um set os alunos (atletas), trocam o lado da mesa.
A atividade será
realizada às 14h00min, ginásio.
5.5 - QUEIMADA
MISTA:
A equipe deverá
selecionar 12 representantes (6 masculino e 6 feminino).
Será disputada na
categoria mista. Ganha uma partida a equipe que queimar todos os
adversários. Não será permitido queimar o aluno (atleta) na cabeça
(bolada na cabeça). Quando uma equipe tiver três alunos (atletas)
na área de fundo da quadra, será permitido o uso das laterais da
quadra.
A atividade será
realizada às 14h15min, no ginásio.
5.6 -
COBRANÇA DE PENALTIS:
A equipe deverá selecionar 1 goleiro (feminino ou masculino, a
critério da equipe) e 4 batedores (2 femininos e 2 masculinos).
Cada inscrito terá direito a uma cobrança. No caso de empate, cada
equipe terá direito a mais uma cobrança, até desempatar.
A
atividade será realizada às 14h30min, no ginásio.
5.7 - ARREMESSO
BASQUETE:
A equipe deverá
selecionar 4 representantes (2 masculinos e 2 femininos).
Será disputada na
categoria individual por gênero. No formato de arremesso do
garrafão. Cada aluno (atleta) terá direito a 15 arremessos. Ganha
uma partida o aluno (atleta) que conquistar mais pontos.
A
atividade será realizada às 15h15min. na quadra.
5.8 -
SALTO EM DISTÂNCIA:
A equipe deverá selecionar quatro representantes (2 masculinos e 2
femininos). Será considerado vencedor, o participante que atingir a
maior distância.
A
atividade será realizada às 15h30min, na pista de atletismo.
5.9 -
CORRIDAS:
A
equipe deverá selecionar quatro representantes (2 masculinos e 2
femininos). A ordem de realização das corridas é a seguinte:
corrida de saco, corrida do ovo na colher e corrida em 3 pernas. Os
representantes da turma irão competir em todas as modalidades de
corrida.
A
atividade será realizada às 16h00min, no ginásio.
5.10 -
CONHECIMENTOS GERAIS:
A equipe
deverá selecionar dois representantes (um masculino e um feminino).
A atividade corresponde a pesquisa e resposta de uma prova de
conhecimentos gerais.
A dupla
terá 45 minutos para realizar a atividade.
A atividade será realizada às
15h00min, na sala de informática.
5.11 -
SOLETRAÇÃO:
A
equipe deve selecionar um representante feminino e um
masculino para participar da atividade. A
atividade seguirá as seguintes normas:
1 - A Professora responsável fala a palavra;
2 - O representante repete a palavra em voz
alta;
3 - O representante soletra a palavra e no
final fala a palavra inteira;
4 - Se o representante não ouvir corretamente
a palavra a Professora responsável deverá repeti-la. Podendo
repetir o procedimento até 3 vezes;
5 - O representante tem o direito de pedir ao
jurado o significado da palavra;
6 - O representante tem o direito de pedir ao
jurado para aplicar a palavra em uma frase;
7 - O representante ao iniciar a soletração
da palavra não pode voltar, corrigindo-a;
8 - Ao errar a palavra, o representante será
eliminado.
A atividade será realizada às
16h00min, na sala 06.
6 -
PONTUAÇÕES E PENALIDADES:
I - A pontuação das provas seguirá o seguinte esquema:
a) PC - Prova Cumprida:
1º Lugar: 5 pontos;
2º Lugar: 3 pontos;
3º Lugar: 3 pontos;
4º Lugar: 1 ponto;
Demais colocações: 0,5 pontos
b) PG - Ponto Ganho:
As equipes receberão 1 ponto:
I - Cumprir as provas conforme determinações das mesmas;
II - Tiver o melhor grito de guerra;
III - Tiver a torcida mais animada ao final da gincana;
IV - Cumprir as diretrizes aqui presentes.
As equipes perderão 1 ponto:
I - Destruir de qualquer forma o patrimônio público da escola;
II - Tentar prejudicar as equipes adversárias de qualquer forma;
III - Atrapalhar e/ou coagir a Comissão Organizadora;
IV - Apresentar-se desorganizada nos momentos da Gincana;
V - Acompanhar pessoas estranhas (não matriculadas) no recinto
escolar;
VI - Portar e/ou consumir bebidas alcoólicas, fumo e/ou drogas;
VII - Descumprir as normas aqui estabelecidas;
VIII - Reservar local, antecipadamente, para organização da equipe;
IX - Entrar nas dependências da escola mais de meia hora antes do
início das competições;
X - Entrar nas dependências da escola sem uniforme;
XI - Entrar e sair das dependências da escola durante a realização
da gincana;
XII - Montar barraca fechada;
XIII - Trazer som ou objetos de reprodução de som.
7 -
PREMIAÇÃO:
1º Lugar: troféu para a equipe e medalhas (ouro) aos integrantes;
2º Lugar: medalhas (prata) aos integrantes;
3º Lugar: medalhas (bronze) aos integrantes;
8 –
DISPOSIÇÕES FINAIS:
Qualquer caso que esteja omisso neste regulamento será avaliado pela
Comissão Organizadora, tomando, conforme necessidade, as medidas
necessárias.
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