domingo, 22 de maio de 2016

Palavras do Presidente - Grêmio Estudantil Elza Pacheco

A cada dia mostrando na prática o que é se fazer escola! A cada ação, atitude e cuidado com a nossa comunidade, a Elza Pacheco Secundaristas juntamente com nossos precursores Elza H T Pacheco, concretizamos o que realmente é construir uma gestão democrática! 

Mas o que é ser gestão democrática?

Muitos estudantes apenas reclamam da sua escola, da merenda, da estrutura, dos professores, do grêmio, da direção, dos colegas. Muitos diretores e professores infelizmente deixam sua marca na educação reclamando diariamente da sua escola e dos seus alunos. Há muitos gestores nos cargos políticos da educação que não sabem na íntegra o que é ser escola, o que ela precisa, e o que nela eles podem contribuir estando no poder. 

Na verdade, nos dias de hoje, há muitas pessoas na educação que atrapalham e não agregam valor algum para consolidar uma boa prática educacional em prol da formação dos estudantes. Ainda bem que não são todas! Existem em minoria mas ainda existem, então há esperança! Ainda digo aqui como estudante, que a desvalorização desta carreira não deve ser depositada em nossa formação, afinal de contas, nós estudantes com direito adquirido em lei, podemos nos fazer presentes e possuir uma entidade e regimento interno autônomos em nossos grêmios. Não estamos num cargo de poder sobre a educação, ainda.

Nós estudantes da Elza aprendemos com nossos anteriores e atuais professores, além da nossa APP, Conselho Deliberativo e Direção, que as críticas devem ser filtradas e que a mudança de uma escola depende de cada um de nós que fazemos parte dela, e da nossa vontade em se doar um pouco para a instituição que nos forma ou que trabalhamos. 

Numa escola não deve existir um certo, nem um errado, muito menos limitações. Existem todos, com suas mais diversas formas de ser e agir. É entender e ser entendido, falar e ouvir. Um lugar que ser autoridade é uma questão de experiência na construção de um caminho, de um ser. Estes quais se permitem várias outras formas e pontos de vista de serem atingidos.

Nada de autoritarismo, poder de hierarquia na tomada de decisões, vontades pessoais, exibicionismo com os estudantes ou com suas funções na escola. Aqui tudo é de todos, com todos e para todos.  A troca de habilidades e saberes, saber ser respeitado e respeitar também a liberdade de todos inseridos nesta função social. A cada dia temos a certeza de que o conjunto nos fortalece e que não sobra lugar para o individualismo mesquinho que existem em muitas escolas e em algumas pessoas que fazem parte delas. 

Escola não é depósito, válvula de escape, pastoreio. Escola não é museu, teatro, circo, zoológico... Escola é um conjunto, um coletivo de tudo e mais um pouco. Escola é vida, e precisa de mudanças, sempre! No jeito de aprender, de ensinar, de ser estudante, ser professor, ser direção e comunidade. E de comunidade interativa entendemos, e muito! 

Ser escola é fazer reflexão da história, mas o rumo de hoje é para frente! É desta forma que poderemos continuar traçando nosso caminho por esta história! A gestão democrática quando afirmada na prática dá resultados. Nós somos prova disso.

São nestas visões que eu estudante acredito, com a participação efetiva de todos que se dispuserem a entender e contribuir positivamente neste jeito de se constituir que dá certo, que nossa escola de ensino médio assim como qualquer outra deve em conjunto contribuir para a formação de uma escola mais sustentável, com vistas ao bem comum! É a nossa co-responsabilidade no processo. Juntos somos mais fortes. 

É por isto que eu tenho orgulho de ser Elza!

- Por Douglas Florenço - Presidente.

Nenhum comentário: