quinta-feira, 19 de maio de 2011

Na tarde do dia 19/05, os professores reuniram-se no QG (localizado no Ginástico - Pedro II), após informes sobre o ato público desta manhã em Gaspar e sobre as visitas às escolas que ainda estão em funcionamento, um ônibus com 45 educadores seguiu rumo à Timbó.

A concentração deu-se no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos em Timbó, encontrando-se reunidos professores de Timbó, Blumenau, Rodeio, Indaial, Gaspar e Benedito Novo. Após diversos comentários de companheiros presentes e da reafirmação das propostas da categoria, os educadores portando bandeiras, faixas e sob forte “apitaço” e gritos de guerra (“É greve, é greve, é greve, é greve, até que o Colombo pague o que nos deve!”, “Professores na rua, Colombo a culpa é sua!”, “O professor não é otário, quero o piso no meu salário!”) seguiram em passeata, até a SDR de Timbó.

Em frente a SDR, os educadores fizeram um minuto de silêncio em respeito a morte do salário do magistério, além de cantar o hino nacional. Representantes de todas as cidades presentes, entraram na SDR e encontraram-se com o Secretario Regional, que após ouvir a fala dos educadores, o secretário prometeu que escreverá ao governador pedindo solução da problemática, disse que enviará uma cópia ao SINTE.

Pontos importantes tratados durante a tarde:
Embora o governo afirme que não tem dinheiro para realizar o pagamento do piso para os professores, foi noticiado pela imprensa, que a secretaria da educação gastou aproximadamente 1.500.000,00 no pagamento de uma empresa para elaboração do programa de gerenciamento escolar, sendo que o governo possui toda uma estrutura e pessoal (com folha de pagamento inclusa no orçamento) para a realização deste serviço;

Foi divulgado o Ofício Circular 691/11, repassado aos diretores na reunião de diretores de hoje a tarde (segue abaixo). A indignação foi geral e foi solicitado que todos entrem em contato com os vereadores das diversas cidades para que estes se manifestem e escrevam uma moção de repúdio à esse oficio e apoio ao movimento dos professores.



Nenhum comentário: