segunda-feira, 23 de maio de 2011

Na tarde do dia 20/05, os professores reuniram-se em frente a SDR de Blumenau, os profissionais da educação, portando bandeiras, faixas e sob forte “apitaço” e gritos de guerra (“É greve, é greve, é greve, é greve, até que o Colombo pague o que nos deve!”, “Professores na rua, Colombo a culpa é sua!”, “O professor não é otário, quero o piso no meu salário!”) seguiram em caminhada, vestidos com narizes de palhaços (porque é assim que os professores estão se sentindo!) por dentro da SDR até a frente das salas da GERED.
Em frente a GERED, um grupo de educadores se encaminhou para conversar com o Secretário Regional, que não estava naquele momento, assim, conversaram com a Gerente Regional (Simone Malheiros). Enquanto isso, os professores assinaram uma lista de presença (com aproximadamente 400 nomes), mostrando a gerência, que os educadores não tem medo de represálias, que somos grevistas e assumimos nossa posição.
O ato foi finalizado com o acendimento de velas em bolos, marcando o aniversário de 2 anos e 5 meses da lei do piso. Os professores cantaram parabéns, assopraram as velas e comeram bolos.
Após repasses, os professores se encaminharam para fora da SDR, em passeata, desceram o morro e tomaram chuva, fato que não afastou os professores da luta, pois embarcaram no ônibus e seguiram para a Escola Vitor Hering, onde tentaram conversar com os professores. Infelizmente a recepção não foi muito boa, assim os docentes se encaminharam para o Q.G. finalizando as manifestações da semana e organizando as atividades para a semana seguinte.

Pontos importantes tratados durante a tarde:
Audiência entre o Sinte e o governo – Segunda-feira - Em Florianópolis;
Assembléia Regional - Terça-feira - 14:00 - No Q.G.;
Devemos convocar todos os profissionais da educação para participação da assembléia na terça-feira, pois nela serão repassados os informes da audiência e encaminhamentos para continuação ou não da paralisação;
A questão da reposição, como a própria Simone deixou claro, é negociável, todos vão repor, por isso não há necessidade de desconto no pagamento;
Com relação ao Ofício Circular 691/11, a Gerente deixou claro que nenhuma falta foi enviada, pois não cabe a gerência e nem às direções imporem faltas, mas somente o governo do estado e após o fim do mês (fechamento da folha de pagamento);
Ainda com relação ao Ofício Circular 691/11, ficou um impasse, pois a direção do Pedro II afirmou para o Comando de Greve que vieram ordens da gerência para os manifestantes desocuparem as instalações do Ginástico – Pedro II, já na gerência, foi dito que não, afirmaram que da gerência nada foi encaminhado, ficando a tensão e a dúvida no ar. Assim, o comando decidiu ficar onde estã, pois afinal de contas, o espaço da escola é público!

Nenhum comentário: